POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Carlos Lobo de Oliveira - Digníssimo Santamartense

Quem é Carlos Lobo de Oliveira?


Carlos Alberto de Sousa Lobo de Oliveira nasceu em Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana de Castelo, a 22 de Janeiro de 1895.
Evidenciou-se sobretudo como poeta, situado entre o simbolismo, o saudosismo e o modernismo, este último surgido em 1915, com a revista Orpheu. De temperamento simultaneamente lírico e elegíaco, Carlos Lobo, nas suas obras Meditação no Tempo, Silêncio Fechado, Noite Espiritual e Alegre Melancolia (distinguido com o Prémio Antero de Quental, 1956), revela-se atraído por temas como o amor, a morte, a saudade e temas religiosos. Foram estes últimos que o levaram a uma aceitação contemplativa dos mistérios e dos dogmas, quase de pura ascese, sem problemas e angústias metafísicas.





O espólio literário do poeta CARLOS LOBO DE OLIVEIRA, saudoso poeta nascido em Santa Marta de Portuzelo, encontra-se disponível no site www.carloslobooliveira.com.
 
Este site contém a biografia do escritor, todos os seus livros, em formato PDF, correspondência trocada com FERNANDO PESSOA e JORGE LUÍS BORGES, sonetos musicados, revistas literárias de 1900, e pequenas públicações.

Encontram-se também neste site um conjunto de leituras dos seus poemas e correspondência pelos actores JOÃO ABEL BAPTISTA E VÂNIA RODRIGUES, assim como a leitura, do poema Cegos de Madrid, realizada por JOÃO VILLARET (leitura recuperada do arquivo da RTP).

As leituras referidas foram acompanhadas pela fotógrafa ELSA TEIXEIRA, sendo apresentadas no site um conjunto de fotografias  e um ensaio fotográfico,  em contexto de  preparação e gravação dos poemas e correspondência do escritor.

Sempre que existir alguma dificuldade de visualização de conteúdos deverá o visitante do site accionar o link download.

Agradecemos ao Neto do poeta, Luís Lobo de Oliveira, a amabilidade e cortesia que teve, disponibilizando esta informação.

Por Santa Marta de Portuzelo